Este é o terceiro estudo da Série A Figueira e Seus Ramos:
Em Lucas17.5-6 lemos: "Então, disseram os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos afé. Respondeu-lhes o Senhor: Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis aesta amoreira: Arranca-te e transplanta-te no mar; e ela vos obedecerá."
É precisoesclarecer que, conforme diversos autores, a árvore aqui chamada de amoreira é,na verdade, o sicômoro, a figueira brava, a mesma árvore em que Zaqueu subiupara ver Jesus (Lucas 19). Um dicionário da Bíblia diz a respeito: "Osicômoro pode atingir até 16 metros de altura e alcança uma circunferência deaté 10 metros. A madeira é dura, uniforme e muito durável e, depois do cedro, éa melhor madeira para carpintaria."
Certa vezo Senhor Jesus apontou para esse fato ao dizer: "Portanto, vos digo queo reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que lhe produza osrespectivos frutos" (Mt 21.43).O SenhorJesus apontou para uma árvore tão grande e disse aos seus apóstolos, que eramjudeus: "Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a estaamoreira: Arranca-te e transplanta-te no mar; e ela vos obedecerá."Certamente podemos dizer que, no sentido profético, isso se cumpriu exatamente.Foi o que realmente aconteceu com a figueira Israel, que no tempo de Jesushavia se tornado um povo orgulhoso. Os israelitas foram desarraigados da suapátria judaica e lançados no mar das nações. Este foi um desígnio de salvaçãode Deus e tornou-se uma bênção para os povos. Por meio da fé dos apóstolos, queeram judeus, descendendo eles mesmos da figueira, o Evangelho foi levado aosgentios.
A Bíbliafala em Atos 13.46-47 sobre essa transferência do Evangelho de Israel para asnações: "Então, Paulo e Barnabé, falando ousadamente, disseram: Cumpriaque a vós outros, em primeiro lugar, fosse pregada a palavra de Deus; mas,posto que a rejeitais e a vós mesmos vos julgais indignos da vida eterna, eisaí que nos volvemos para os gentios. Porque o Senhor assim no-lo determinou (Is49.6): Eu te constituí para luz dos gentios, a fim de que sejas para salvaçãoaté aos confins da terra." Ao desarraigamento espiritual de Israelseguiu-se, então, também o desarraigamento como nação: no ano 70 d.C. os judeusforam arrancados de sua terra e espalhados por todo o mundo.
Osapóstolos tiveram a fé para transplantar a bênção de Israel para o mar dasnações. O Messias deles nos foi trazido como o Cristo. Certa vez o Senhor Jesusapontou para esse fato ao dizer: "Portanto, vos digo que o reino deDeus vos será tirado e será entregue a um povo que lhe produza os respectivosfrutos" (Mt 21.43).
O queparecia juízo – e, com certas reservas, também o foi – tornou-se uma bênçãopara os gentios. Paulo fala a respeito em suas palavras aos judeus, e assimexplica que, de acordo com Isaías 49.6, isso foi necessário para se tornarsalvação e luz para todos os gentios. Enquanto o sicômoro foi transplantado aomar das nações, nós nos tornamos participantes da "bênção e seivasalvadora" da figueira. A esse respeito Paulo diz em Romanos 11.11: "Porventura,tropeçaram para que caíssem? De modo nenhum; mas, pela sua transgressão, veio asalvação aos gentios..."
MasIsrael não continuará para sempre com suas raízes arrancadas. A palavraprofética da Bíblia promete à figueira seu restabelecimento na terra dos pais –o que acontece desde 1948 e continuará acontecendo –, com o que também a bênçãovolta para a terra e para o povo de Israel.
MasIsrael não continuará para sempre com suas raízes arrancadas. A palavraprofética da Bíblia promete à figueira seu restabelecimento na terra dos pais –o que acontece desde 1948 e continuará acontecendo –, com o que também a bênçãovolta para a terra e para o povo de Israel. A figueira novamente lançará raízese trará frutos. Por isso Paulo continua dizendo: "Ora, se atransgressão deles redundou em riqueza para o mundo, e o seu abatimento, emriqueza para os gentios, quanto mais a sua plenitude!" (v. 12). Essenovo arraigamento da figueira Israel na sua terra para restauração espiritual enacional também é salientado em Romanos 9.26: "e no lugar em quese lhes disse: Vós sois o meu povo; ali mesmo são chamados filhos doDeus vivo." De que lugar se fala aqui? Da terra de Israel!
Assim,finalmente tudo converge na gloriosa promessa de Miquéias 4.4: "Masassentar-se-á cada um debaixo da sua videira e debaixo da sua figueira, e nãohaverá quem os espante, porque a boca do Senhor dos Exércitos o disse"(compare também Ageu 2.19). O sentar-se debaixo da videira e da figueira éuma maravilhosa imagem de uma vida em paz assegurada. Agora ainda não é assim,mas Israel será levado a isso – no Milênio de Jesus Cristo. Já o reinado deSalomão apontou para o Milênio, onde um dia reinará paz: "Judá e Israelhabitavam confiados, cada um debaixo da sua videira, e debaixo da sua figueira,desde Dã até Berseba, todos os dias de Salomão" (1 Rs 4.25). Isso secumprirá de maneira completa quando Jesus Cristo voltar ao Seu povo como oMessias de Israel. Por isso oramos: "Maranata – vem Senhor Jesus!" (Norbert Lieth ).
Que a Paz do nosso Senhor Jesus Cristo Esteja Convosco.
Leia Tambem: A Figueira Como Mestre Que Ensina Sobre a Salvação








Postar um comentário